Dicas

Check list para viagem

Antes da Viagem

Providências que devem ser tomadas nos meses que antecedem a viagem:

  • Documentação:
    • PASSAPORTE para qualquer viagem internacional): verificar se tem pelo menos seis meses de validade a partir da data da viagem.
    • RG (em viagens nacionais, ou para Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile): verificar se está em bom estado, de emissão recente.
  • Vistos: verificar se é necessário. Se for, solicitar na embaixada ou consulado.
  • Vacinas: verificar se é necessário. Se for, tomar com pelo menos dez dias de antecedência.
  • Autorização para menor: necessário se viajando desacompanhado de um ou dos dois pais.
  • Seguro: verificar se é necessário, e com qual valor de cobertura.

Próximo à viagem

Na semana que antecede a viagem, devem ser reunidos:

  • Passagem aérea
  • Vouchers: de hotel, de carro, de transfer, de passeios.
  • Dinheiro: em moeda estrangeira ou traveller checks.
  • Documentos: passaporte / RG, vacinas, vistos, autorizações, seguros.
  • Bagagem:
    • bagagem a despachar: verifique junto a companhia aérea que irá utilizar, qual a quantidade de malas e o peso permitido em todas as etapas da viagem.
    • bagagem de mão: verifique as dimensões e peso permitidos e produtos proibidos pelas normas de segurança.
    • verifique as condições do tempo para definir as roupas que irá levar.
    • sempre leve algumas peças de vestuário em sua bagagem de mão para o caso de haver alguma situação imprevista.
    • verifique se está levando todos os acessórios dos equipamentos que pretende utilizar na viagem: baterias, cabos, chips de memória, adaptadores etc.
    • verifique se os documentos, os vouchers e valores estão na bagagem de mão.
  • Seguro: verificar se é necessário, e com qual valor de cobertura.

No dia da viagem

No dia da viagem, tudo deve estar pronto. Só duas providências a tomar:

  • Verificar se não se esqueceu de pegar todos os documentos, autorizações, bilhetes aéreos, vouchers e dinheiro.
  • Apresentar-se no balcão da companhia aérea (aeroporto) para o check in, com no mínimo três horas de antecedência do horário previsto para a partida do vôo.

Viajando pela 1ª Vez

Viajar pela primeira vez é uma experiência inesquecível. Veja as dicas abaixo para aproveitar ao máximo sua primeira vez – e querer repetir.

Você é turista – e deve se comportar como tal. Isso significa ter respeito aos costumes e tradições do lugar visitado, por mais incomuns que sejam. Comprar uma viagem para o país não significa comprar o país. E para quem mora lá, é um dia comum. As férias valem só para você. Para resumir: você não acha horrível quando estrangeiros vêm para o Brasil e se comportam mal? A recíproca é verdadeira.

Você é turista – e isso é evidente. Por mais que você se sinta cidadão do mundo, é fácil perceber que você é turista em um país estrangeiro. Por isso, desconfie de abordagens que tratam você como um local. Por mais que massageie seu ego, são geralmente o começo dos mais variados golpes.

Você é turista – e não deve baixar a guarda. Os brasileiros costumam achar que no Brasil existe muita insegurança. E, por oposição, que o resto do mundo é mais seguro. Mas a verdade é que existem malfeitores em todo o mundo. Por isso, sempre se deve cuidar muito bem de dinheiro e documentos. Uma boa política é tomar lá os mesmos cuidados que você toma aqui!

Você é turista – e quer aproveitar ao máximo. Para isso, vale a pena se informar previamente das principais atrações dos lugares que irá visitar. Festivais e espetáculos também podem ser um benefício extra à sua viagem.

Você é mais que um turista – é um embaixador. A imagem do Brasil no exterior é formada pelo conjunto de todos os turistas que visitam o estrangeiro. Dê a sua contribuição, deixando uma boa impressão.


Seguro

Toda viagem deveria ser perfeita. No entanto, imprevistos acontecem e é importante estarmos preparados para isso. Por isso, os seguros de viagem são grandes aliados dos passageiros. Eles cobrem despesas imprevistas com assistência médica, transportes e até perda de bagagens ocorrida durante o transporte aéreo. Contratando uma assistência em viagem, qualquer eventual surpresa é minimizada.


Passaporte

Para obter o Passaporte Comum, o interessado deve ser brasileiro nato ou naturalizado. Consulte o site da Polícia Federal ou procure qualquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento e verifique quais os documentos exigidos, procedimentos e prazos para emissão do documento.

Informações completas e atualizadas podem ser obtidas no site do Departamento da Polícia Federal


Vacinas

Alguns países exigem vacinas de passageiros brasileiros. Em caso de dúvidas, consulte a embaixada do país ou seu agente de viagens.

Em outros casos, é o Brasil que exige a vacinação para quem visitar certos países. Verifique no site da ANVISA a obrigatoriedade de vacinas e os endereços de onde tomá-las.

Confira medidas importantes a serem adotadas antes, durante e depois da viagem.

Antes de Viajar

Dependendo de para onde o viajante está se deslocando, é preciso tomar alguns cuidados sobre os riscos de adoecer. Por isso, as informações e orientações necessárias para os viajantes devem fazer parte do planejamento de viagem. Algumas medidas devem ser previstas com antecedência como, por exemplo, a vacina contra febre amarela que é obrigatória para o ingresso em alguns países e deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem.

A vacinação deve ser registrada no Certificado Internacional de Vacinação que é emitido nos postos da Anvisa em Portos, Aeroportos e Fronteiras. Caso tenha algum problema de saúde que contra indique a vacinação, consulte seu médico e solicite um atestado e apresente em um dos nossos postos para emissão do Certificado Internacional de Isenção de Vacinação (PDF).

Outras vacinas são recomendadas como medida de prevenção do viajante que se desloca para qualquer país, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a dT (difteria e tétano) e hepatite B, e no deslocamento para áreas endêmicas, a poliomielite, influenza e meningite meningocócica. A principal orientação da Anvisa é que o viajante esteja em dia com seu calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Durante a Viagem

Ao viajar as pessoas estão expostas a mudanças climáticas, geográficas e culturais, que se refletem em mudanças dos padrões sanitários. Exemplo disso, a conhecida “diarréia do viajante” chega a ser registrada em até 80% dos viajantes em decorrência, principalmente, da ingestão de alimentos, bebidas e água contaminados. A maioria dessa contaminação, 85%, deve-se à presença de bactérias, que causam doenças como cólera e febre tifóide, e 5 % por vírus, podendo também ser provocada por parasitas e fungos em menor intensidade (OMS, 2005).

Depois da Viagem

No retorno de qualquer viagem, caso venha a apresentar algum sinal ou sintoma (ex.: febre, dor de cabeça, mal-estar geral ou qualquer outra alteração na saúde), recomenda-se procurar um médico ou o serviço de saúde, informando os locais por onde viajou, inclusive com as escalas e conexões. Os profissionais dos serviços de saúde são responsáveis por notificar a autoridade sanitária competente no caso de doenças e agravos de interesse à saúde pública internacional.

Fonte: ANVISA